Atualmente Colombo conta com residentes em quatro áreas: Nutrição, Farmácia, Enfermagem e Odontologia, com previsão de inclusão da Terapia Ocupacional
O secretário Municipal da Saúde de Colombo, Fernando Aguilera reuniu-sena última semana com representantes do departamento de Saúde Comunitário da Universidade Federal do Paraná-UFPR, para discutir questões de ampliação para a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Projeto Pet-Pró Saúde desenvolvidos no município.
A Residência Multiprofissional de Saúde da Família conta com profissionais residentes de quatro áreas: Nutrição, Farmácia, Enfermagem e Odontologia, com previsão de inclusão da Terapia Ocupacional. "O nosso objetivo é manter e ampliar este convênio para a promoção da reorganização do modelo de atenção em saúde no município e também o para o aprimoramento da formação profissional destes alunos, informou Aguilera.
Na cidade, as Unidades Básicas de Saúde que contam com a Residência são a Liberdade, a Nossa Senhora de Fátima e a Alexandre Nadolny. Nestes locais os alunos realizam treinamento em serviço prestando atendimento à população, sob a forma de curso de especialização e são acompanhados por profissionais de saúde do município que acompanham as atividades na rotina diária.
De acordo com o secretário, o vínculo com a Universidade Federal do Paraná tem possibilitado ao município, uma troca importante de experiências. "A presença destes profissionais com treinamento em serviço e em processo de especialização tem possibilitado um constante diálogo com a instituição de ensino, favorecendo o aprimorando destes processos e fluxos nas Unidades, explicou.
Aguilera acrescentou ainda que, "além disso, esta iniciativa tem trazido para o município uma série de projetos de pesquisa e estudos sobre os programas relacionados ao Sistema Único de Saúde com o objetivo de monitorá-los e aprimorar os processos de trabalho, completou.
No encontro com o secretário da Saúde, Fernando Aguilera, participaram o professor doutor Rafael Gomes Ditterich, coordenador da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Mirilene da Cruz Magalhães Buffon, coordenadora do Projeto PET-Pró Saúde, ambos da UFPR.
Comentários
Postar um comentário