Nos próximos anos outras três unidades serão implantadas nos bairros Osasco, Moinho Velho e César Augusto
Estão iniciando as obras da nova Unidade Básica de Saúde que será instalada no bairro São Gabriel. A prefeita Beti Pavin lembrou da necessidade de aumentar a quantidade de Unidades de Saúde no município, para que o trabalho preventivo seja eficaz. Hoje ainda existe uma demanda reprimida, mas todo o trabalho desenvolvido pela equipe está caminhando para que muito em breve, este serviço seja revertido em prol da prevenção, fazendo com que os casos crônicos diminuam, melhorando a qualidade de vida do cidadão”, disse a prefeita.
A região com 28 mil habitantes, conta hoje com os atendimentos prestados na Unidade do Caic e depois de pronta, a nova US vai cobrir aproximadamente a metade disto. Segundo o coordenador do Departamento de Atenção Básica da Secretaria da Saúde, Welington Moretti, aproximadamente 12 mil pessoas serão beneficiadas com a obra.
“Com a instalação desta unidade, 12 mil, dos 28 mil habitantes do bairro deixarão de frequentar o Caic, melhorando as condições e a qualidade do atendimento prestado. As duas US trabalharão num ritmo mais tranquilo, garantindo a atenção que cada paciente merece durante o atendimento, destacou Moretti.
Além desta, de acordo com o secretário da Saúde, Fernando Aguilera, Colombo ganhará outras três unidades de saúde nos próximos dois anos, nos bairros Osasco, Moinho Velho e César Augusto. “Em cada uma delas, a previsão é de que haja pelo menos três equipes da Estratégia Saúde da Família, trabalhando a prevenção contra doenças nos bairros”, explicou o secretário.
A estrutura
A US São Gabriel será instalada na rua José Dalprá, em um terreno de pouco mais de 2 mil metros quadrados, e terá área construída de mais de 620 metros quadrados. A unidade contemplará uma estrutura completa, com sala de recepção e espera, sanitários adaptados, masculinos e femininos, sala de preparo de pacientes, arquivo, sala de vacinas, sala de sutura e curativos, cinco consultórios simples, dois consultórios ginecológicos com sanitários, quatro consultórios odontológicos, sala de reuniões com sanitários, sala de inalação, depósito de materiais e equipamentos, farmácia, administração, sala d e estocagem de materiais esterilizados, sala de esterilização, sala de utilidades, deposito de material de limpeza, copa e vestiário para funcionários.
A previsão é de que no final de 2015 a US esteja atendendo os moradores da região.
Comentários
Postar um comentário