Prefeitura de Colombo anuncia licitação para asfaltar ruas de seis bairros do município
As 12 vias estão distribuídas entre oito lotes que serão licitados no dia 10 de dezembro; as obras são de drenagem, sinalização e pavimentação
Está publicado em edital no site da Prefeitura, o processo de licitação de oito lotes de ruas de Colombo para implantação de pavimentação, drenagem e sinalização. Os lotes serão licitados no próximo dia 10 de dezembro e contemplam 12 ruas dos bairros Mauá, Canguiri, São Gabriel, São Sebastião, Jardim Guarujá e Jardim das Graças.
Para o secretário de Planejamento, Angelo Betinardi, a licitação é o início da realização da meta que a Prefeitura fixou, de colocar em dia a situação da pavimentação do município. “Uma das nossas metas desta gestão é justamente colocar em dia o asfalto e a infraestrutura das vias, que por um bom tempo ficaram em segundo plano. Agora, já se percebe as obras de melhorias, como tapa buracos e sinalização horizontal acontecendo em todo o município, e esta licitação que está para acontecer vem desafogar uma emergência de Colombo, com drenagem, sinalização e pavimentação para 12 ruas de seis bairros, destacou Betinardi.
As ruas do primeiro lote são, Judith Schluga, Amália Strapasson de Souza e Paulo Pereira. No segundo lote estão contempladas as ruas Shirlei Boeira Souto e Antônio Amilton Baggio. O terceiro lote compreende a rua Natálio Canestrano. As ruas Arlindo Andretta e Padre Durval Sechi fazem parte do quarto lote. Os lotes cinco, seis, sete e oito são compostos pelas ruas Vergínia Betinardi Dalprá, Mário Muller, Maria Tereza Graboski e Rua Dos Abacateiros, respectivamente.
Atenção especial
Uma das ruas que merece destaque nestas obras que acontecerão no início de 2014, é a rua Arlindo Andretta, localizada no bairro São Gabriel, cujo projeto será licitado para implantação de asfalto com nove metros de largura. A diferença das demais se deve ao fato de que a via tem grande tráfego de caminhões e dá acesso à Estrada da Ribeira.
Betinardi explica a importância de se fazer uma boa estrutura no local. A largura foi pensada dentro do projeto para que houvesse uma melhora significativa no tráfego, dando mais conforto para quem precisa utilizar esta rua, que é caracterizada por ser uma via de acesso principal da região à Estrada da Ribeira e por ter grande movimentação de caminhões”, lembrou o secretário.
O prazo máximo fixado para início dos serviços é de três dias úteis, contados a partir do recebimento da ordem de serviço, que deve ser expedida após a finalização do processo licitatório. A previsão da secretaria de Planejamento é de que as obras tenham início em janeiro de 2014. A licitação pública acontece no próximo dia 10 de dezembro, na modalidade Concorrência Pública, pelo critério de menor preço oferecido por lote. O preço máximo dos oito lotes está fixado em R$ 4.869.808,69 e o prazo médio para finalização das obras é de 180 dias, ou seja, em junho de 2014 os bairros devem estar com as ruas prontas.
blockquote>Novo CMEI no bairro Monte Castelo começa a ser construído
Previsão é de que até julho de 2014 a obra esteja finalizada; novo centro de educação infantil irá atender cerca de 200 crianças da região
Para atender o grande número de alunos que a Educação Infantil de Colombo apresenta, iniciou nesta semana a obra para a construção de um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), na Rua das Dálias, no bairro Monte Castelo. O projeto é iniciativa da Prefeitura Municipal de Colombo, através das secretarias da Educação, Cultura e Esporte, Planejamento e Obras e Viação.
A obra começou com a etapa de terraplanagem, para regularizar o terreno e imediatamente iniciar a construção efetivamente. Este período de movimentação do terreno irá até a semana que vem, e a obra geral será finalizada até julho de 2014, momento em que as crianças já poderão utilizar da unidade para o segundo semestre do ano letivo.
A construção da nova unidade é comemorada pela prefeita Beti Pavin. "Observamos que era de grande necessidade a construção de mais uma creche nessa região, terceira em número de demanda reprimida de alunos. Isso irá ajudar no atendimento de um número maior de crianças beneficiadas com a Educação Infantil em nosso município", destaca a prefeita.
O pedido de uma nova unidade é realizado pelas secretarias responsáveis, no caso dos CMEI's é feito pela Educação, Cultura e Esporte, que é entregue para o Planejamento, de responsabilidade do secretário Angelo Betinardi. "Na secretaria analisamos o pedido, fazemos o projeto e estudos do terreno, localização, entre outros", explica.
200 crianças
O novo Centro Municipal de Educação Infantil irá atender cerca de 200 crianças da região, conforme conta a coordenadora geral dos CMEI's, Áurea Rosa. "Os CMEI's atendem em média 180 a 200 alunos de quatro meses a cinco anos, em período integral, e agora esta nova unidade irá ajudar pais e responsáveis que poderão deixar seus filhos em um ambiente onde o aprendizado e o cuidado são garantidos," disse a coordenadora.
Prefeita participa do aniversário 22º Batalhão da PM em Colombo
Parceria entre a Prefeitura Municipal e Polícia Militar do Paraná tem como principal objetivo consolidar a segurança pública no município
A prefeita de Colombo, Beti Pavin, participou nesta terça-feira, 12, das comemorações do primeiro aniversário da implantação do 22º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (22º BPM), em Colombo, no bairro Guaraituba. A unidade é responsável pelo policiamento ostensivo, pela preservação da ordem pública e pelo policiamento comunitário de 13 municípios da área Norte da Região Metropolitana de Curitiba, que corresponde a cerca de 750 mil pessoas atendidas.
O evento do primeiro aniversário do Batalhão reuniu autoridades policiais e representantes do poder pblico, que receberam medalhas de honra pela parceria com o 22º Batalhão. A prefeita Beti Pavin, foi uma das agraciadas pela honraria, destacando a importância da presença da PM no município. "A vinda desta unidade da Polícia Militar para Colombo foi fundamental para o atendimento à população e cada vez o sentimento de segurança é maior. Temos como prova disso, por exemplo, a diminuição de cerca de 50% nos casos de homicídios na cidade", comemora a prefeita.
E esses resultados são percebidos pela população da cidade, como exemplifica a moradora da Vila Zumbi dos Palmares, Ana Rosa Vieira. Hoje a gente pode notar a diferença que a presença da polícia faz no nosso dia a dia, pois temos mais tranqilidade em andar nas ruas da cidade conta a moradora.
Para o Tenente Coronel Mauro Celso Cordeiro, comandante do 22 BPM, a parceria entre o Poder Público e a Polícia Militar é um dos fatores primordiais para o desempenho das ações de segurança. "O trabalho da Polícia Militar ganha com a participação das várias entidades que visam à segurança da população, pois o trabalho dessas instituições precede e complementa o da PM", explica o comandante.
Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Ademir Goulart, o secretário da Fazenda, Marcio Strapasson, o diretor da Regional Osasco, Angelo Alberti e vereadores do município. Além deles, estiveram presentes o Comandante Geral da PMPR, Coronel César Kogut, os deputados estaduais Mauro Moraes e Rasca Rodrigues, e demais prefeitos e vereadores das cidades da área Norte da RMC.
Colombo vai ganhar o novo CMEI São José
A nova unidade vai atender às Vilas São José e Guaraituba com mais de 80 novas vagas
Colombo se prepara para ganhar mais um Centro Municipal de Educação Infantil, o CMEI São José, que vai atender às Vilas São José e Guaraituba. A estrutura vai oferecer mais de 80 novas vagas para crianças destas comunidades, cujos pais lutam pela oportunidade de ter onde deixar seus filhos, há muito tempo. Para a prefeita Beti Pavin, esta nova unidade é só o começo de outras, que serão implantadas em Colombo. “Sabemos da necessidade destes pais e mães, que trabalham e precisam de um lugar de confiança, para deixarem seus filhos, que cuide deles com carinho e atenção, com boa estrutura e com segurança. Neste, são 80 vagas, &eacut
e; o começo de um trabalho que estamos realizando sem medir esforços para atender à toda a demanda do município”, ressaltou Beti.
O CMEI é uma realização da Prefeitura de Colombo em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa ProInfância, que fornece de forma suplementar uma assistência financeira, ao Distrito Federal e aos municípios que, segundo o Ministério da Educação, “efetuaram o Termo de Adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR)”. Os recursos do Programa são destinados à construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para as creches e pré-escolas da rede pública de educação infantil. A Prefeitura garantiu um terreno para a instala&c
cedil;ão do CMEI e a contrapartida para a realização da obra.
Investimentos na infância
A construção do CMEI São José vai receber ao todo um investimento de mais de R$ 770 mil. A construção, segundo o diretor municipal de Planejamento, Evandro Busato, passou por alguns desencontros, mas depois de todo o esforço empregado, em breve poderá ser entregue. “Pegamos o processo com algumas inconformidades, mas tudo foi corrigido em tempo hábil, com esforços unificados tanto da secretaria de Planejamento, quanto de Obras e Viação e até de Educação, Cultura e Esporte, para que a obra chegasse onde está agora, e para que logo possa beneficiar os maiores interessados, que são as crianças”, destacou Busato.
A estrutura do CMEI vai conter sala multiuso (Informática), sala de tecnologia e informação, copa, cozinha, área de circulação, refeitório, área de administração, sala dos professores, almoxarifado, lactário (onde se preparam mamadeiras e sopas), lavanderia, vestiários, fraldário e quatro salas de aula. Além disto as crianças desfrutarão de dois ambientes comuns, sendo um ao ar livre e outro coberto, de integração entre as faixas etárias, com playground e bebedouro. A obra já está em estágio avançado de realização, ultrapassando os 60% de conclusão, e a previsão de entrega &e
acute; para janeiro de 2014.
Comentários
Postar um comentário